Lição de uma estação

22 de Setembro de 2023

mandala de primavera feita junto com minha filha
mandala de primavera feita junto com minha filha

Mais uma primavera chegando. E com ela, a sensação de um novo florescer. Que alegria! Mas hoje, último dia do inverno, é sobre ele que quero falar.

Nunca gostei do frio. Pra mim, inverno era sinônimo de sofrimento. Sou do interior, gostava mesmo era do calor dos dias de sol e das noites quentes de verão. Sempre fui muito sensível ao frio e isso realmente era bem desagradável.

Até que me mudei pra uma cidade fria, em uma casinha de madeira cheia de frestas no meio do mato. Ali eu o conheci. O frio da mata e da montanha. Intenso e impiedoso. Depois de muito sofrer, fui obrigada a dar um jeito de resolver minhas questões com o frio.

E aos poucos, ele foi me ensinando. Me ensinou que é possível ficar relaxado mesmo o sentindo. Que é apenas mais uma sensação e que não vai durar pra sempre. Não que o frio diminua, mas pelo menos eu não estou tensa!

Ah, se eu conseguir levar esse entendimento pra vida, pra maternidade…. as situações difíceis vêm, às vezes demoram a passar; mas, se eu relaxar nelas, pelo menos não sinto tanta tensão, que de nada ajuda a lidar com a situação.

Aprender a relaxar, aceitar o que se apresenta e fazer o que está ao alcance… Esse foi o aprendizado do frio pra mim.

Agradeço sua linda e esperada chegada, primavera, seja bem-vinda! Mas hoje agradeço também ao inverno e seus sábios ensinamentos.

De uma mãe aprendiz